FLAGRANTES DE UMA CIDADE
Crônica dos anos de 1990
(Luís Paulo de Oliveira Lopes)
Em seus belos escritos e flagrantes, o nosso culto e professor Luís Paulo, relembra em mais um momento, um histórico de nossa religiosidade:
"Floriano sempre teve grande religiosidade e entre os anos trinta até os anos de 1950 a veneração a Santa Teresinha foi intensa. Os fervorosos crentes festejavam com toda pompa o dia da Santa em 30 de setembro.
Eram realizadas novenas, missas e procissões que sempre culminava com uma grande percorrida pelas principais ruas da cidade e com peregrinações da Santa nos lares florianenses.
No flagrante (foto) observamos a imagem de Santa Teresinha - a Santinha de Lisieux, posta em andor e rodeada de anjos, um costume muito frequente entre as famílias em vestirem suas filhas de anjo para comparecerem as festividades e procissões.
A foto, feita na porta principal da Igreja São Pedro de Alcântara mostra a Santa sobre um globo terrestre e anjos. Temos em cima (braços cruzados) Conceição Almeida Silva, a diretora Erice Medeiros, à esquerda Gilsa Sobral e ainda à esquerda Ana Cristina Mendes e, logo abaixo, também, à esquerda, Iris Dalva Medeiros. As duas de baixo, à direita não foram identificadas.
É um momento interessante da fé cristã de Floriano revivida agora neste saudoso flagrante".
Nenhum comentário:
Postar um comentário