quarta-feira, agosto 23

SERÁ O BENEDITO ?


BENEDITO BATISTA I

Certa vez, Benedito Batista, que trabalhava como caixeiro na sua juventude, andava a cavalo divulgando seus produtos junto às comunidades rurais na região de Jerumenha, tipo Papa-Pombo, Santa Teresa, etc.

Naquele momento, por outro lado, Urbano Pacifico, que era parente de Benedito, fazia inspeção das fazendas de seu grupo familiar de São Luis do Maranhão no rumo de Veados, hoje conhecida como Artur Passos.

Urbano viajava em sua famosa Rural, com os seus irmãos Arsênio e Antonio (proprietários das antigas lojas Arpaso Pop em São Luís / MA) em direção as suas fazendas, quando avistaram aquele cavaleiro vindo distante.

- Quem será, hein, Urbano! - perguntara Arsênio.

Com o seu senso de humor apurado e a sua presença de espírito, Urbano olhou bem para aquele homem vindo em seu cavalo baio e respondeu, literalmente:

- Rapaz, aquele ali, eu tenho certeza, de que é Benedito Batista!

- Será! – questionara seu irmão Arsênio.

Aguardando a sua aproximação, os irmãos Pacifico ficaram a espreita de Benedito, quando, finalmente, se encontraram, Urbano tomara a iniciativa:

- Benedito, rapaz, que quiá! Aqui é Urbano Pacifico! Ta me conhecendo?

Benedito, cauteloso, olhara bem a todos, desconfiando e analisando todo o ambiente, procurando se situar. Depois, calmamente, percebendo de que realmente se tratavam de seus amigos e parentes, falou aquela sua tranquilidade que lhe era particular:

- Rapaz, sabe que é mermo!

Nenhum comentário:

Santo Dácio

  Por - Dácio Borges de Melo Floriano, inverno de 1955. Segundo narração de D. Inhá, minha mãe e vovó Serva. (Maria Serva de melo)  Numa cer...