quarta-feira, julho 4

RETRATOS

Eu estudei o primário ( ensino fundamental ) todo ele no Grupo Escolar Odorico Castelo Branco, em Floriano, no período de 1967 a 1971, mas a foto aí do lado, foi tirada no Grupo Escolar Paulo Ferraz no bairro Manguinha em 1970, onde a diretora, à época, era a dona Marizinha, esposa de seu Pierre.

O motivo é que devido às fortes chuvas do período, o Odorico teve que ficar ocupado pela população atingida pelas enchentes, de maneira que tivemos que ser transferidos, provisioriamente, até que a situação se normalizesse.

Tempo bom, essa fase, época do alfinim, do picolé, da merenda escolar e do quebra queixo; das partidas de futebol no campinho do Odorico, dos times de botão, do Cine Natal, das férias em Jerumenha, do riacho do Urubu, tudo era incrível, fantástico, não tinha nada mais gostoso do que aquele tempo.

Lamentavelmente, temos que suportar esse tempo moderno da internete e da violência, não temos mais aquela liberdade de tomar banho no rio, brincar no riacho, ver as matinês e disputar as partidas de futebol; nem brincar de rodas, de preso, de lacoxia, de se esconder, chicote queimado, caçar de baladeira, caçar caju, empinar papagaio, brincar de triângulo, de pião, de colecionar gibís.

O tempo passou, de repente, mas hoje, somente sabemos relembrar aqueles velhos tempos que nãovoltam mais, lamentavelmente!

Nenhum comentário:

Santo Dácio

  Por - Dácio Borges de Melo Floriano, inverno de 1955. Segundo narração de D. Inhá, minha mãe e vovó Serva. (Maria Serva de melo)  Numa cer...